24.10.08

Robert Johnson


Dita a lenda que Robert Johnson era fã de Son House, grande nome do Blues em sua época; um dia após um show de Son, Robert tenta mostrar-lhe suas habilidades como Bluesman, mas foi em alguns instantes interrompido por Son, o qual disse que Johnson não tinha jeito algum para o Blues. Depois deste dia, Robert Johnson sumiu por um bom tempo. retornou tempos depois com várias músicas prontas e uma habilidade impar com o violão. Fez-se assim a mítica de que Robert Johnson, neste meio tempo que desapareceu, teria feito um pacto com o diabo para aprender a arte do Blues.

Johnson tocou de 1936 à 1938, carreira curta e de palcos mundanos [ geralmente prostíbulos e bares baratos ], mas mesmo com estas adversidades, Johnson conseguiu firmar-se entre os Bluesmen, ganhando respeito e admiração por sua forma diferenciada de fazer Blues, chegando a ganhar ainda em vida, o título de "The King of the Delta Blues Singers".

Robert Johnson morreu aos 27 anos, após se sentir mal durante um show, passando três dias em estado de coma. A versão mais provável e difundida de sua morte, foi a de que ele havia sido envenenado.


Robert johnson - Sweet home chicago

Um comentário:

Anônimo disse...

Aí está um texto bem escrito e informado sobre uma das mais importantes figuras do blues, o Robert Johnson! Ele é daqueles músicos que, apesar do gênio que indiscutivelmente têm, acabam mal. A minha versão preferida sobre sua morte é a que diz que ele vendeu sua alma ao diabo, em troca da proeza na guitarra. Essa é a versão que me diverte mais. Mas aquela em que eu acredito é a "oficial", do envenenamento! Triste fim! Nesse link você pode ler e ouvir uma matéria sobre os bluesmen principais:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/blues/index.asp