24.4.10

Autobiografia sem fatos

Ando, no parapeito dos versos, não nos rastros sujos da tinta, mas sim no som grave das palavras sopradas para fora do pensamento...

ando, no atento das meninas dos olhos, no silêncio partido dos meus passos, ando nos versos espaçados de Cesário Verde quando os deixo escapar por entre as esquinas sujas do centro, por entre as esquinas rachadas dos meus lábios, vivo uma era anterior àquela vivida por meus passos apressados.

e o lirísmo mora nos cantos abistractos do pensamento, por que é da natureza do lirísmo assim o ser, e deixa estar como o é, assim como é da primeira hora da manhã o canto distante dos primeiros pássaros.


Trecho do livro do desassossego

"Amo, pelas tardes demoradas de verão, o sossego da cidade baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na parte que o dia mergulha em mais bulício. A Rua do Arsenal, a Rua da Alfândega, o prolongamento das ruas tristes que se alastram para leste desde que a da Alfândega cessa, toda a linha separada dos cais quedos – tudo isso me conforta de tristeza, se me insiro, por essas tardes, na solidão do seu conjunto. Vivo uma era anterior àquela em que vivo; gozo de sentir-me coevo de Cesário Verde, e tenho em mim, não outros versos como os dele, mas a substância igual à dos versos que foram dele. Por ali arrasto, até haver noite, uma sensação de vida parecida com a dessas ruas. De dia elas são cheias de um bulício que não quer dizer nada; de noite são cheias de uma falta de bulício que não quer dizer nada. Eu de dia sou nulo, e de noite sou eu. Não há diferença entre mim e as ruas para o lado da Alfândega, salvo elas serem ruas e eu ser alma, o que pode ser que nada valha, ante o que é a essência das coisas. Há um destino igual, porque é abstrato, para os homens e para as coisas – uma designação igualmente indiferente na álgebra do mistério."


Versos de Cesário Verde:

"...E no pomar, nós dois, ombro com ombro,
Caminhávamos sós e de mãos dadas,
Beijando os nossos rostos sem assombro,
E colorindo as faces desbotadas."


_